Altos Preços dos Alimentos no Mundo devido à Guerra na Ucrânia
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), os preços mundiais dos alimentos atingiram “um nível sem precedentes” em março devido à guerra na Ucrânia.
O comércio de cereais e óleos vegetais são um dos mais afetados. A região do Mar Negro, central no conflito entre a Ucrânia e a Rússia é responsável por 12% das exportações destes produtos.
A FAO destaca que o preço dos cereais aumentou 17,1% em relação a fevereiro de 2022, principalmente devido ao trigo e outros grãos grossos.
O preço do milho também registrou um aumento mensal de 19,1%, atingindo um nível recorde, assim como o da cevada e o do sorgo.
Os preços dos alimentos também subiram devido aos óleos vegetais, que aumentaram 23,2% em um mês, impulsionados principalmente pelo óleo de girassol, do qual o principal exportador mundial é a Ucrânia.
Segundo Janet Yellen, secretária do Tesouro americano, o aumento dos preços internacionais dos alimentos, pode levar mais de 10 milhões de pessoas à pobreza.
E ainda afirmou que a alta de preços e os desequilíbrios nos fornecimentos do setor de alimentos representam risco de agravamento da situação já precária dos pobres no mundo, como a África.
Entenda mais e leia a matéria na íntegra clicando aqui.
Fonte: R7

Estaremos constantemente trazendo as principais notícias e atualizações científicas na área de nutrição e saúde para você profissional de saúde se atualizar rapidamente através de textos e vídeos que interessam para a sua jornada profissional.
Nos siga em nossa rede social.