Disbiose intestinal e a sua relação com o triptofano
O microbioma intestinal exerce ação vital não somente no funcionamento do trato gastrointestinal, mas também, na modulação do sistema imunológico, na sinalização intercelular neuroendócrina e na comunicação entre o sistema nervoso entérico e o sistema nervoso central, formando o eixo cérebro-intestino.
O microbioma intestinal e o cérebro comunicam entre si através de diversas vias, dentre elas, o sistema imunitário, o nervo vago e o sistema nervoso entérico (SNE), envolvendo metabólitos microbianos.
Triptofano
O triptofano é um aminoácido essencial e existem evidências que mudanças na composição da microbiota intestinal afetam o eixo intestino-cérebro pela modulação do seu metabolismo no intestino.
Embora a maioria do triptofano derivado da ingestão de proteínas alimentares seja absorvido no intestino delgado, uma certa quantidade do aminoácido ainda pode atingir o intestino grosso, onde é degradado por uma variedade de microrganismos comensais
Relação do Triptofano e intestino (Via das Quinureninas)
Além da via de síntese de serotonina, o triptofano possui a via das quinureninas, a qual é a principal rota de degradação do aminoácido. Os metabólitos dessa via, comumente chamados de quinureninas, estão envolvidos em vários processos fisiológicos e patológicos.
Recentemente, algumas quinureninas foram relacionadas à fisiopatologia de várias doenças neurodegenerativas e também alterações psiquiátricas, como a depressão e a ansiedade. Fatores como estresse (elevação do cortisol) e a disbiose intestinal podem agravar na produção desses metabólitos.
Conclusão
O metabolismo intestinal do triptofano é direta ou indiretamente controlado pela microbiota. Ainda se faz necessário mais estudos sobre o efeito do metabolismo intestinal do triptofano e a microbiota, tendo em vista o pouco conhecimento a respeito do efeito das quinureninas sobre o metabolismo cerebral.
Referências
Agus A, Planchais J, Sokol H. Gut Microbiota Regulation of Tryptophan Metabolism in Health and Disease. Cell Host & Microbe. 2018; 23(6). https://doi.org/10.1016/j.chom.2018.05.003
Christofoletti G.S.F. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.5, n.1, p. 3382-3408 jan./fev. 2022.
CRYAN, J.F. et al. The Microbiota-Gut-Brain Axis . Physiol Rev. 99(4):1877-2013,
2019.

Estaremos constantemente trazendo as principais notícias e atualizações científicas na área de nutrição e saúde para você profissional de saúde se atualizar rapidamente através de textos e vídeos que interessam para a sua jornada profissional.
Nos siga em nossa rede social.