Google search engine
InícioScienceFitoterapiaBenefícios dos chás para saúde: uma visão científica

Benefícios dos chás para saúde: uma visão científica

- Publicidade -

Benefícios dos chás para saúde: uma visão científica

Fitoterapia pode ser conceituada como “prática terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal”.

Ao ler essa definição, muitas pessoas, incluindo profissionais da saúde, acham que trabalhar com fitoterapia é usar apenas com o “medicamento fitoterápico”, em diferentes formas farmacêuticas, como cápsulas, xarope, extratos, tintura. Porém, é possível, através do uso de chás, obtermos diversos benefícios à saúde. A Holanda, em seu Guia Alimentar, recomenda por exemplo, o consumo de 3 xícaras de chás ao dia.

Os chás de ervas são usados ​​como veículos terapêuticos em muitas formas de medicina tradicional e são uma bebida popular em todo o mundo. No entanto, mesmo os chás devem ser indicados e consumidos com moderação, por conterem fitoquímicos, com ações farmacológicas diversas, podem fazer bem ou mal a depender do contexto (estado de saúde, dose de utilização, uso associado de medicamentos/suplementos, via de administração, dentre outros).

Foi o que o trabalho publicado na Plant Foods for Human Nutrition acerca do uso de chás (não extratos ou tinturas ou qualquer outra forma farmacêutica) demonstrou. Veja as principais indicações para o uso de chás:

  1. Saúde materna: Camomila (Matricaria recutita), Urtiga (Urtica dioica), Fenogrego (Trigonella foenum-graecum) e Lavanda (Lavandula angustifólia). Promovem efeito ansiolítico, melhora do sono, aumento da produção de leite e ganho ponderal do bebê
  2. Saúde da mulher: Menta (Mentha spicata)
  3. Hipertensos: Hibisco (Hibiscus sabdariffa)
  4. Manejo do peso, sensibilidade à insulina: Erva-mate (Ilex paraguanensis), Salacia (Salacia reticulata). Promovem redução do Quociente Respiratório, aumento da oxidação de gorduras e capacidade antioxidante e redução da HbA1C.
  5. Imunidade: Equinácea (Echinacea purpurea): redução da magnitude e sintomas de viroses
  6. Efeito nootrópico: Bacopa (Bacopa monnieri)
  7. Melhora das propriedades organolépticas das refeições: Gengibre (Zingiber officinale)

E você, tem o costume de indicar chás ao seus pacientes?

- Publicidade -

Referência:

Poswal FS, Russell G, Mackonochie M, MacLennan E, Adukwu EC, Rolfe V. Herbal Teas and their Health Benefits: A Scoping Review. Plant Foods Hum Nutr. 2019 Sep;74(3):266-276. doi: 10.1007/s11130-019-00750-w. PMID: 31243622.

Caio Victor
Caio Victor
Nutricionista Mestre em Ciências da Nutrição (UFPB/USP) Coordenador da pós-graduação em Fitoterapia do PratiEnsino
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade-
Google search engine

MAIS ACESSADOS