Camomila (Matricaria recutita) e seu uso na insônia
A camomila (Matricaria recutita) está entre as plantas medicinais mais utilizadas como tranquilizantes. Sendo uma das principais escolhas fitoterápicas para o tratamento da insônia.
A insônia pode ser definida como “insatisfação com a qualidade ou quantidade do sono. Além de pelo menos um outro sintoma entre dificuldade em iniciar o sono, dificuldade em manter o sono ou despertar de manhã cedo com incapacidade de voltar a dormir”. E está associada à redução da qualidade de vida, bem como ao aumento do risco de transtornos psiquiátricos.
Camomila (Matricaria recutita) e insônia. O que dizem as evidências científicas?
Os efeitos sedativos da camomila são leves e estão associados ao composto flavonoide apigenina. Esta é semelhante à benzodiazepina, é encontrado na cabeça da flor, que se liga aos seus receptores.
Um estudo com idosos que tomaram cápsulas contendo 200 mg de extrato seco de camomila, 2 vezes ao dia por 28 dias consecutivos. Os pesquisadores avaliaram a qualidade do sono antes, duas semanas após o início da pesquisa, imediatamente após o término e duas semanas após o término da intervenção, utilizando o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh. No estudo supracitado os resultados encontraram melhorias na qualidade geral do sono e latência do sono dos idosos.
Em outro estudo com mulheres no pós-parto, o chá de camomila foi recomendado como uma abordagem complementar de efeito imediato para aliviar a depressão e os problemas de qualidade do sono.
Apesar de sua eficácia demonstrada em vários ensaios clínicos randomizados, cada tipo de tratamento tem limitações significativas na insônia.
Apesar dos hipnóticos estarem prontamente disponíveis e são fáceis de administrar, existem dados limitados sobre sua eficácia e segurança, em relação ao seu uso crônico e tolerância.
Camomila e sua comercialização
O uso de remédios fitoterápicos como tratamento alternativo para os distúrbios do sono é amplamente difundido.
Tais produtos são facilmente acessíveis em farmácias e geralmente considerados seguros. No entanto, há suporte científico limitado sobre a eficácia e segurança de muitas ervas tradicionalmente conhecidas por seus efeitos sedativos.
Apesar de ser o fitoterápico mais utilizado no tratamento dos distúrbios do sono, a eficácia e segurança da camomila (Matricaria recutita) no tratamento da insônia ainda estão sendo estudadas de forma mais profunda.
Considerações Finais
O manejo das queixas de sono depende de abordagens farmacológicas e não farmacológicas.
Compreender como os medicamentos fitoterápicos são obtidos, processados e padronizados pode ajudar os profissionais de saúde a orientar os pacientes que estão tentando escolher os tratamentos mais clinicamente eficazes e acessíveis.
Muitas plantas medicinais são frequentemente combinadas e vendidas como fórmulas mistas patenteadas. Isso pode aumentar o risco de alergias, de reações adversas ou de reatividade cruzada com outros produtos farmacêuticos e suplementos.
Por isso, aliado ao tratamento fitoterápico, cabe ao profissional prescritor realizar uma avaliação da rotina e do padrão de vida do paciente, propondo ajustes e mudanças para auxiliar no tratamento da insônia.
Referências
ADIB-HAJBAGHERY, M.; MOUSAVI, S.N. The effects of chamomile extract on sleep quality among elderly people: a clinical trial. Complementary Therapies in Medicine. v.35, p.109–114, 2017.
CHANG, S.; CHEN, C. Effects of an intervention with drinking chamomile tea on sleep quality and depression in sleep disturbed postnatal women: a randomized controlled trial. Journal of advanced nursing. v.72, n.2, p.306-15, 2016.

Estaremos constantemente trazendo as principais notícias e atualizações científicas na área de nutrição e saúde para você profissional de saúde se atualizar rapidamente através de textos e vídeos que interessam para a sua jornada profissional.
Nos siga em nossa rede social.