O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado no dia 26 de abril.
A data, instituída pela Lei nº 10.439/2002, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. Estima-se que a hipertensão arterial acomete mais de 30% da população adulta no Brasil e no mundo.
Entre os principais fatores que podem levar a doença estão o sobrepeso, o sedentarismo e o tabagismo. Em 2019, de acordo com os dados coletados pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 44,8% dos adultos não alcançaram um nível suficiente de prática de atividade física, sendo esse percentual maior entre mulheres (52,2%) do que entre homens (36,1%).
O consumo exagerado de sal/sódio, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para a elevação da pressão arterial, aumentando os riscos de complicações cardiovasculares.
Segundo a nutricionista Drª Andreia Nishiyamamoto, uma alimentação in natura, com baixo teor de sódio, rica em fibras e potássio, auxilia na prevenção e tratamento da hipertensão arterial e de várias outras síndromes metabólicas.
O ideal é incluir na rotina alimentar frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas e sementes sem sal. É fundamental também diminuir o consumo de gordura saturada e de produtos alimentícios processados e ultraprocessados.
Além disso, também é importante praticar atividade física regularmente, já que favorece a redução da pressão arterial e o controle do peso, ajudando a melhorar a saúde de forma geral.
Para mais informações:
Guia alimentar da população brasileira – 2ª Edição
Ministério da Saúde. Hipertensão: vida saudável o melhor remédio

Estaremos constantemente trazendo as principais notícias e atualizações científicas na área de nutrição e saúde para você profissional de saúde se atualizar rapidamente através de textos e vídeos que interessam para a sua jornada profissional.
Nos siga em nossa rede social.