Dieta hiperproteica possui benefícios para o emagrecimento?
Diversas intervenções nutricionais podem ser colocadas em prática para promover a redução de peso. Um estudo publicado pelo Journal of Obesity & Metabolic Syndrome apresenta evidências de que dietas levemente hiperproteicas com a oferta entre 1,6 e 1,7g de proteína por kg de peso, apresentaram eficácia no processo de emagrecimento.
A explicação para tal efeito é que as proteínas possuem lenta digestão, o que aumenta a saciedade e consequentemente, auxiliam na adesão do plano alimentar, além de estimularem a liberação de hormônios, como a leptina, que induzem a redução da ingestão alimentar.
Os maiores índices de saciedade e plenitude pós-prandial foram alcançados com concentrações em torno de 30g de proteína, quando comparado com refeições de baixo teor proteico. [8].
Uma dieta com maior aporte de proteínas também influência na termogênese, além de melhorar a composição corporal, preservando e/ou aumentando a massa muscular. Uma meta-análise realizada em 2019, com estudos contendo mais de 2.500 indivíduos mostrou um efeito benéfico significativo de maior ingestão de proteínas no processo de emagrecimento e na prevenção de recuperação de peso [1].
É importante ressaltar que o consumo proteico é somente uma entre as diferentes estratégias nutricionais para o processo de emagrecimento. Em um estudo com indivíduos obesos acompanhados durante 50 dias, com uma dieta de 50% de ingestão de carboidratos, foi verificado uma maior perda de gordura e manutenção da massa magra, mesmo em períodos de deficit calórico. Isto ocorre, pois o carboidrato, tem um efeito poupador de proteínas.
Por isso, para um emagrecimento saudável é importante uma dieta equilibrada, além também da prática de exercício físico para atingir os resultados desejados.
Referências
Moon J, Koh G. 2020 Clinical Evidence and Mechanisms of High-Protein Diet-Induced Weight Loss
PADDON-JONES, Douglas; LEIDY, Heather. Dietary protein and muscle in older persons. Current opinion in clinical nutrition and metabolic care, v. 17, n. 1, p. 5, 2014.
VAN BAAK, Marlene A.; MARIMAN, Edwin. Dietary strategies for weight loss maintenance. Nutrients, v. 11, n. 8, p. 1916, 2019.

Estaremos constantemente trazendo as principais notícias e atualizações científicas na área de nutrição e saúde para você profissional de saúde se atualizar rapidamente através de textos e vídeos que interessam para a sua jornada profissional.
Nos siga em nossa rede social.